Produtos para Locação

x
x

Notícias

17/06/2014

Camisas piratas da Copa têm substância cancerígena, revela teste

Camisas piratas da Copa têm substância cancerígena, revela teste

Por iG São Paulo 

 - Atualizada às 
Texto

Empresa alemã testou 90 camisetas infantis de 32 seleções. 30% delas apresentaram substâncias proibidas como cádmio e elementos que causam câncer, como o corante azo

A empresa de certificação alemã TÜV Rheinland encontrou substâncias proibidas, como o cádmio e outras cancerígenas, em pelo menos 30% de 90 camisetas infantis não oficiais de 32 seleções que disputam a Copa de 2014. 

Divulgação / Sebrae SP
Cádmio e corante azo foram encontrados em peças infantis

O cádmio e seus compostos são classificados como "perigosos para a saúde" e "altamente tóxicos" pelos padrões internacionais. A presença da substância em corantes é estritamente proibida desde dezembro de 2011.

O corante azo, também encontrado nas roupas, é considerado uma substância perigosa devido a seu potencial cancerígeno.

Leia mais: Trabalhador pode se dar bem com feriados a mais na Copa

As peças avaliadas pela empresa foram compradas em redes varejistas, lojas de souvenirs ou pela internet, a um preço médio de € 15 por camisa (cerca de R$ 45), com o intuito de avaliar a presença de substâncias tóxicas.

Feitos na Turquia, os testes de laboratório revelaram resultados alarmantes, de acordo com a TÜV Rheinland. A ideia inicial era fazer com que as camisas competissem entre si em termos de qualidade, seguindo a tabela dos jogos do Mundial.

Mas a alta incidência de elementos tóxicos nas roupas impossibilitou a disputa de camisetas, com base em normas e critérios de ensaios internacionalmente reconhecidos, e em valores-limite europeus como o ponto de referência para todos os produtos.

Veja quanto você vai pagar de impostos com os produtos da Copa:

 
 
 
Camisa de futebol: consumidor vai desembolsar 34,67% de impostos por peça. Foto: Divulgação
1/10
 

 

Leia tudo sobre: Copa • camisas • seleção • consumidor • Copa de 2014
Texto
  •  

 



Criação de sites - W2 Websites